Já enfrentamos outras tempestades!

15 respostas em “Já enfrentamos outras tempestades!

  1. Olá Thiago

    No livro de Tobias no versículo 5 diz que se leva 2 dias de Ecbatana a Rages.Como isso é possível se a distância entre as cidades é de 300km? Não seriam mais ou menos 8 dias?

    um abraço

    Luiz

  2. Creio que sim. O autor do livro não se preocupa com esse tipo de exatidão, quer apenas situar a história numa região longínqua.

  3. Se bem que na Biblia Ave Maria não tem tal citação da questão dos dias. Mas você nao acha que esse erro serve de argumento muito forte para os protestantes?

    um abraço

    Luiz

  4. Não, a não ser que eles também usem um argumento semelhante para negar a canonicidade do Gênesis, já que o universo não foi criado em uma semana 😛

  5. Olá Thiago

    Bom dia

    Na Bíblia Ave Maria não tem essa informação de que que são dois dias de Ecbatana a Rages. Agora resta saber se nos textos originais na Vulgata e na Septuaginta tem.

    um abraço

    Luiz

  6. Capítulo V (5), Luiz, não versículo.

    Está na Vetus Latina (que é seguida pelo Neovulgata, para tal Livro); na Vulgata e na Septuaginta, não.

    A tradução da Ave Maria é da Vulgata, por isso não tem; a da CNBB é da Neovulgata, tem.

  7. A Igreja Católica deveria definir qual a versão correta se é da Vulgata ou da Neovulgata.

  8. Mas parece que a distância não são de dois dias, e se não são de dois dias logo está errado aí seria mais lógico a Igreja considerar só a versão da Vulgata . Além do mais uma versão só ressaltaria mais a unidade católica. Vocês católicos romanos ainda não apresentaram um argumento que explique o porquê de estar escrito que a distância são dois dias. A Igreja Católica que definiu o Cânon deve ter a resposta. Você pode até ter escrito mais de uma vez só que independente do número de vezes não conseguiu explicar o porquê da contradição logo o erro permanece.

  9. Não procurei explicar contradição nenhuma, porque isso não é contradição, mas um dado secundário, um tipo de variação acidental perfeitamente possível. Como você não sabe o que se deve buscar no Cânon das Escrituras, que são dados sobre a fé e a moral, isto é, sobre o que se deve crê e o que se deve fazer com o que se crê, fica se perdendo nessas coisas.

  10. Se tivesse só uma versão essa dúvida teria seria evitada. Mesmo que seja um dado secundário a Igreja deve ter uma explicação sobre esse erro senão dá a impressão que a Igreja ou não viu isso ou se viu não prestou atenção. Se a Igreja que cuida do Cânon viu isso ou se viu e não prestou atenção em ambos os casos ela errou. Parece que o Espirito Santo que segundo vocês é Deus não viu isso. Em Macabeus a morte de Antíoco Epifanes é descrita de três maneiras diferentes.Outro erro.

  11. Isso não é “dúvida” e muito menos “erro”, é uma fixação que você tem. Já expliquei mais de uma vez, mas se você não quer entender porque pretende que sua visão sobre o assunto, que não diferencia essência de acidente, prevaleça, paciência… Não aprovarei novos comentários sobre esse ponto.

  12. Ok. Acho que os católicos romanos tem que estudar mais esse assunto dos Deuterocanônicos para poderem debater com os protestantistas e vence-los no debate.

  13. Não há nenhum ponto a ser estudado aí; o que há é a volta de consciência, de sua parte, do que constitui o cerne da Revelação (fé e moral, não geografia).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s