I e II Vésperas

Pergunta mandada por um leitor:

O que são a I e a II Vésperas no Ofício?

Algumas festas são de uma solenidade tão elevada que já principiam com as Vésperas do dia precedente, tendo, portanto uma no seu dia e uma no anterior. As Vésperas do dia precedente chamam-se primeiras, as do próprio dia segundas. Por exemplo, o dia de Páscoa principia com as Vésperas do Sábado de Aleluia, que são as primeiras Vésperas do dia de Páscoa; as que se rezam no Domingo de Páscoa são as segundas.

Uma resposta em “I e II Vésperas

  1. As Protovésperas (Primeiras Vésperas) são mais importantes do que as Deuterovésperas (Segundas), pois Domingos, Solemnidades e Férias de Primeira Classe, como os Cíneres (Quartas-Feiras de Cinzas), por exemplo sem Protovésperas são sem graça. Emtão, é preferível celebrar uma Protovéspera Dominical a partir das 18h do dia 25 de dezembro deste anno e uma Protovéspera Circumcisional a partir das 18h do dia 31 de dezembro de 2023, pois uma noite que antecede um Domingo ou uma Solemnidade é equivalente à Natovigília (Vigília Natalina) e à Paschivigília (Vigília Paschal).

    Os nomes dos oito Oitavémeros (Horas Canónicas, oitavas partes do dia) são “Matina” (“0h”), “Lauda”/”Laude” (“3h”), “Prima” (“6h”), “Terça”/”Terceira” (“9h”), “Sexta” (“12h”), “Nona” (“15h”), “Véspera” (“18h”) e “Completa”/”Complina” (“vinte e uma horas”).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s