Categorias
Espiritualidade Liturgia

Os leigos devem rezar o Ofício Divino ou o Rosário?

Tradução de um texto do Dr. Peter Kwasniewski, publicado no One Peter Five:

Talvez esta não seja a sua pergunta, mas é uma pergunta que tenho recebido de muitos católicos quando eles discernem quais formas de oração vocal priorizar em suas vidas. Temos um tempo limitado para nós individualmente e e para nosso círculo familiar, então a questão não é meramente teórica. Espero que minha resposta traga iluminação para a mente, bem como paz interior para a alma em busca de seu bem supremo.

Nos tempos antigos e medievais, os leigos frequentemente participavam do Ofício Divino. Um dos objetivos do movimento litúrgico em sua melhor fase era incentivar o canto das Vésperas nas paróquias e promover a recitação do Ofício entre os fiéis leigos, geralmente em traduções ou adaptações. Nesse projeto, eles foram muito bem-sucedidos. Em muitas paróquias, o canto das Vésperas dominicais era simplesmente considerado normal; visto que os Salmos eram sempre os mesmos, a sequência era logo memorizada. Então, a bomba de nêutrons da “reforma litúrgica” atingiu e, apesar do endosso explícito do Vaticano II ao canto paroquial do Ofício, aquele costume e progresso louváveis ​​foram quase todos eliminados. Lentamente, vamos vendo alguns sinais promissores de que o Ofício pode estar voltando mais uma vez à vida paroquial, mas isso está acontecendo quase que exclusivamente na forma tradicional ou usus antiquior.

Das milhares de páginas que foram escritas em louvor Ofício Divino tradicional [1], a coisa mais simples a dizer é esta: desde o tempo dos Apóstolos até o presente, a Igreja tem rezado continuamente todo o Saltério de Davi, que é (aos olhos dos Padres da Igreja) praticamente um quinto Evangelho em seu testemunho de Cristo, e ela o fez com a regularidade de respirar, comer e dormir. Os Salmos sempre estiveram nos lábios de homens e mulheres santos, em todos os momentos públicos e privados de culto: cada versículo de cada salmo [2], recitado na íntegra a cada semana, conforme estabelecido na Santa Regra de São Bento – ou às vezes, todos os dias, como nos padres do deserto radicais e em alguns ortodoxos orientais.

Em torno desses poemas incomparavelmente profundos, que dão expressão comovente a todos os aspectos da Fé e da vida espiritual, a Igreja teceu antífonas, doxologias, pequenas leituras, versículos, responsórios, litanias e orações. O Ofício é “a outra” oração pública solene do Corpo Místico de Cristo, paralela e sustentadora do Santo Sacrifício da Missa: é a canção de Cristo e Sua Imaculada Noiva, tecida no dia como fios verticais em horizontais . Por todas estas razões, devemos considerar as oito “Horas” canônicas (Matinas, Laudes, Prime, Terce, Sexta, Nenhuma, Vésperas, Completas) como a infraestrutura que sustenta a vida espiritual e sacramental cristã. Não é mera “devoção”.

A importância do Ofício Divino pode ser avaliada pelo simples fato de que a oração dele é uma das finalidades principais da vida religiosa (pelo menos, em sua concepção original e tradicional). Tão crucial é para alguns cristãos renderem-se a Deus pelo ciclo diário de recitação dos Salmos que renunciam ao casamento e à família, à propriedade pessoal e à autodeterminação a fim de se libertarem para essa tarefa abençoada. Eles estão começando a fazer aqui na terra, e em nome de toda a Igreja militante, o que todos nós estaremos fazendo no céu, onde a visão arrebatadora da beleza de Deus tornará nossos louvores espontâneos e alegres além de qualquer coisa que possamos imaginar. É evidente que devemos tentar entrar nesta oração salmódica, eclesial e celestial, de alguma forma. Para começar, pode-se rezar no Ofício das Primas de manhã e/ou o Ofício das Completas antes de dormir.

O Saltério de Davi perpetuamente cantado desempenhou um papel fundamental no crescimento do Rosário. Os leigos geralmente não sabiam latim como os monges ou freiras, e também não podiam passar horas por dia cantando no coro, então o Rosário passou a ser visto como um substituto ao Ofício, “o Saltério dos pobres”, por meio do qual 150 Aves seriam ditas em lugar dos 150 Salmos. Motivado pelo desejo de se unir de forma simbólica com a estrutura da vida monástica, a Saudação Angélica do leigo seria sua participação na oração davídica do Novo Israel [3]. Nossa Senhora mesma teve os Salmos em seus lábios enquanto ponderava a Palavra de Deus e a guardava, treinando (por assim dizer) para seu papel mais exaltado como Tabernáculo do Altíssimo, Arca da Nova Aliança, Templo do Espírito Santo. Quão apropriado, então, na medida em que não podemos fazer exatamente como ela fez, que nos voltemos à nossa Mãe, venerando-a e implorando sua intercessão por meio das Aves unidas ao Pater Noster e concluindo cada dézena com a Gloria Patri, duas orações que ligam-nos diretamente à liturgia da Missa e ao Ofício Divino.

Em quase todas as aparições de Nossa Senhora nos tempos modernos que receberam a aprovação da Igreja, a Mãe de Deus não pede o Ofício Divino, mas o Rosário [4]. Às vezes, ela apenas segura um conjunto de contas; mas no caso de Fátima, o maior acontecimento mariano, ela disse expressamente, no dia 13 de maio de 1917: “Rezai o Rosário todos os dias para obter a paz para o mundo e o fim da guerra”. No dia 13 de junho, ela repetiu: “Desejo… que rezem o Rosário todos os dias …” No dia 13 de julho, novamente: “Desejo que continuem a rezar o Rosário todos os dias em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obtenham a paz no mundo e o fim da guerra, porque só Ela pode vos ajudar.” Na verdade, em cada aparição subsequente – 19 de agosto (dia 19 porque as crianças foram detidas pelo prefeito no dia 13), 13 de setembro e 13 de outubro – ela deu a mesma mensagem. Ela realmente quis dizer isso. Isso foi confirmado por sua instituição dos Cinco Primeiros Sábados em 10 de dezembro de 1925, nos quais o Rosário é um componente central.

Resumindo: não estamos fazendo um favor a Nossa Senhora quando rezamos o Rosário. Ela está nos fazendo um favor. Estamos permitindo que ela nos dê algo de que precisamos – sua proteção. Estamos obedecendo a seus pedidos explícitos e repetidos. Estamos tomando em nossos lábios o “saltério angelical”, tocando a trombeta de Gabriel. Esta é a nossa arma, conforto e estandarte mais básicos. Devemos ser inequívocos sobre este ponto: nunca a Igreja em sua peregrinação terrena pediu aos leigos que rezassem o Ofício Divino com a mesma urgência ou vigor com que a Mãe de Deus em sua glória celeste nos pediu para rezar o Rosário.

Que conclusões podemos tirar?

Primeiro, não há maior oração na e da Igreja do que seu culto divino público, o opus Dei como a tradição o chama. Esta oração – seja a Missa, os ritos sacramentais ou o ciclo salmódico – tem uma dignidade e um valor espiritual incomparáveis ​​que nenhuma oração pessoal ou privada, como tal, pode jamais rivalizar. É justo, portanto, que os religiosos se dediquem a ela de maneira solene; é certo que o clero faça o mesmo, com alguns ajustes; e é louvável para um leigo católico reservar algum tempo para fazer alguma parte do Breviário, seja em companhia de outros ou sozinho. Esta é a oração litúrgica da Igreja, que é mais nobre e poderosa do que as orações devocionais: é o sacrificium laudis, o “sacrifício de louvor”, a voz da Noiva Imaculada em união com seu Esposo Divino, o Sumo Sacerdote Eterno.

Se você gostou deste texto, se ele lhe foi útil, considere ajudar na manutenção do site clicando na imagem abaixo e fazendo uma pequena doação.

Em segundo lugar, o Santo Rosário ganhou uma importância especial nos nossos dias; e, para um leigo, essa importância faz com que tenha precedência [5]. Pense desta forma: em tempos de paz, pode-se enfatizar o cultivo das belas-artes, mas em tempos de guerra, aprende-se a atirar com uma arma ou se construir um muro. As artes são mais nobres, mas a luta e a alvenaria são mais necessárias. Como na reconstrução de Jerusalém depois do Exílio, também hoje carregamos uma pá em uma das mãos e uma espada na outra (Ne IV, 15-17). Mas não negligenciamos o que é maior, nem o tratamos como algo de pouca importância; nós o buscamos quando e como o Senhor nos dá a oportunidade.

O título deste artigo, portanto, sugere, em certa medida, um falso dilema. Se tivermos uma boa compreensão da dignidade da liturgia da Igreja, à qual pertence o Ofício Divino, então vamos querer incorporá-la na vida de oração pública de nossas paróquias e no nosso ciclo pessoal de orações no máximo possível (e essa medida é certamente muito mais do que se faz atualmente: pense em todo o tempo que perdemos em redes sociais, mensagens de texto, episódios de séries, quando poderíamos estar abrindo um Breviário!). Ao mesmo tempo, se apreciarmos o poder do Rosário de Nossa Senhora, recomendado pelos Céus e confirmado pela Igreja, não descansaremos até que tenhamos encontrado um lugar confiável para ele em nossas vidas – seja como uma oração comunitária no círculo familiar, ou como uma oração que recitamos em particular no caminho de ida e volta para o trabalho. Quando olhamos mais criticamente como estamos gastando nosso tempo, encontraremos fragmentos que podem ser recolhidos e colocados em um melhor uso. Encontraremos mais tempo para Deus.

Como oblato beneditino, procuro seguir, da melhor maneira possível, um certo “plano de vida” que se desenvolveu ao longo de muitos anos: a Santa Missa, duas partes do Ofício Divino (geralmente a Prima e as Vésperas, com as Horas menores se eu encontrar espaço na minha agenda), adoração, e o Rosário à noite. Nem tudo isso sempre acontece, mas em um dia bom as peças se encaixam. Eu descobri que é o equilíbrio e a combinação certa para mim nesta fase da minha vida.

Na minha opinião, é útil para um leigo pensar no horarium como um “trabalho em andamento”. Experimente coisas diferentes – pacientemente, sem ambições e sem mexer muito nas variáveis – e veja o que funciona melhor para você e sua família, dadas as suas circunstâncias. Comece com uma coisa, apenas uma coisa, para ser feita em uma determinada hora do dia, e se comprometa com isso; tentar fazer muito de uma vez pode ser uma receita para frustração e desânimo. Quando uma determinada prática está presente de forma estável, considere adicionar outra. Contanto que todos os seus materiais sejam tradicionalmente católicos, você encontrará o caminho, com o tempo, para o plano de vida certo.

[1] Estou falando apenas do Ofício Divino pré-Vaticano II, ou de outras formas pré-conciliares populares como o Ofício Parvo de Nossa Senhora. Também entra aqui o Diurnal Monástico, que traz as Horas do dia do Saltério rezadas pelos beneditinos. A Liturgia das Horas pós-Vaticano II, apropriadamente apelidada de “Liturgia dos Minutos”, nem mesmo merece o título de “Ofício Divino”, tão distante está da letra e do espírito da prática da Igreja de todos os séculos e regiões. Um excelente comentário sobre o Breviário Romano é o de Pius Parsch.

[2] Eu digo, cada versículo de cada Salmo – não apenas a maioria dos versos da maioria dos Salmos, como na Liturgia das Minutos: veja meu artigo “A omissão de salmos ‘difíceis’ e a dispersão do Saltério”.

[3] Se alguém voltar à Idade Média, poderá encontrar rosários compostos por dezenas de mistérios; há mesmo alguns em que cada Ave Maria é dedicada a um mistério separado! Demorou para a devoção alcançar sua forma estabelecida de 15 mistérios agrupados em décadas de 10 Aves. São. Luís de Montfort recomenda a seus leitores que tomem outros tópicos de meditação, se isso for útil para eles. Portanto, João Paulo II não estava fazendo algo totalmente novo quando introduziu os Mistérios Luminosos. Por outro lado, ter 20 mistérios, perfazendo um total de 200 Aves, claramente joga fora a beleza do simbolismo de 150 Ave Marias que correspondem a 150 salmos no Ofício Divino. Também é mais difícil orar 20 mistérios em um dia – para aqueles que desejam fazer o rosário inteiro em um dia – do que fazer 15 mistérios.

[4] Todas as citações seguintes provêm de “The Fatima Message”.

[5] Numa longa entrevista com o pe. Agostinho Fuentes em 1957, Irmã Lúcia disse o seguinte: “A Santíssima Virgem nestes últimos tempos em que vivemos deu uma nova eficácia à recitação do Rosário… Não há problema, por mais difícil que seja, que não podemos resolver pela oração do Santo Rosário. Com o Santo Rosário, nós nos salvaremos. Nós nos santificaremos. Consolaremos Nosso Senhor e obteremos a salvação de muitas almas” (citado em Marianna Bartold, Fatima: The Signs and Secrets [Lapeer, MI: Keep It Catholic, 2014], 147). A mensagem de Akita dizia o mesmo: ver ibid., 151. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s