Aprenda a usar nosso fórum

A nossa comunidade, agora num formato apenas de fórum, está numa plataforma minimalista, a Muut, ou seja, que procura focar apenas no essencial. Essa característica é completada por duas outras que passarei a explicar: a textualidade e a permanência.

Textualidade: A internet atual está repleta de “memes”, fotos, vídeos, etc., recursos que podem ser válidos, mas que acabam escondendo a verdadeira discussão. Aqui não é assim: o foco está nas ideias, está no texto escrito. É possível postar fotos e vídeos, mas eles abrem numa bela galeria, de modo a deixar o ambiente de debate limpo e legível.

Permanência: Uma discussão, para ter credibilidade, não pode ter seu conteúdo modificado constantemente, ela deve ser o mais próximo possível de uma conversa no mundo real.  Nisso está parte do sucesso das redes de trocas de mensagens, como o WhatsApp e o Telegram. Assim sendo, na plataforma Muut os posts não podem ser editados após 2,42 minutos ou após alguém respondê-los (o que acontecer primeiro estabelece o limite); no caso de algum erro ou complemento, deve-se apenas adicionar um adendo, como se faria num diálogo falado. Fora isso, as contas de usuários mesmo quando terminadas (o que se faz, por hora, modificando o nome e e-mail) não implicam no apagamento das postagens, pois se entende que a discussão é um todo com vida própria (no futuro, quando um mecanismo de terminação das contas for implantado, elas serão associadas a um “anônimo”).

Para participar na comunidade, ou fazer log in, basta acessar a caixa de diálogo e fazer isso do modo tradicional, com seu email e senha, ou usando sua conta numa das redes sociais indicadas:

log inDepois de entrar na comunidade, você poderá modificar algumas coisas no seu perfil acessando uma caixa de edição do lado direito da barra do fórum:

perfil

Nela se pode colocar a foto do perfil, o seu nome e o email. Também é possível administrar se você aparecerá como on line ou não, e se quer seguir todos os novos posts dos tópicos em que participou (watch for all new posts).

Ao acessar a caixa de criação ou resposta, os confrades vão encontrar um símbolo de interrogação do lado direito:

formatarClicando nele são apresentadas as opções de formatação, que vou detalhar em seguida, juntamente com algumas outras dicas sobre o uso geral:

1) Negrito: para colocar uma palavra ou uma frase em negrito basta colocá-la entre dois asteriscos. Exemplo: *comunidade* = comunidade.

2) Itálico: para colocar uma palavra ou frase em itálico basta colocá-la entre dois “underlines”. Exemplo: _Igreja_ = Igreja.

3) Itálico e negrito: também é possível combinar as duas coisas como em: _O cuidado com a *saúde* está incluída no quinto mandamento_ = O cuidado com a saúde está incluída no quinto mandamento.

4) Citações: para fazer uma citação basta selecionar um texto qualquer que o símbolo da citação aparecerá juntamente com os botões de compartilhamento no Twitter e Facebook:

compartilharÉ só clicar nele e a citação já aparece formatada na caixa de resposta.

Além dessa maneira, pode-se fazer uma citação colocando o símbolo > antes do texto escolhido.

5) Destaque: para se destacar uma palavra ou frase deve-se colocar antes e depois dela dois acentos graves. Exemplo: `O Catecismo Romano é essencial para quem quer repassar a reta doutrina` = O Catecismo Romano é essencial para quem quer repassar a reta doutrina.

6) Os links inseridos: para se inserir um link numa palavra ou frase deve-se colocá-la entre colchetes e logo depois, sem espaço, colocar o link entre parênteses. Exemplo: [O Rorate Caeli é um blog essencial](http://rorate-caeli.blogspot.com/) = O Rorate Caeli é um blog essencial.

7) Emoticons: os seguintes emoticons são suportados pelo nosso fórum:

emoticons

8) Compartilhamento: além de compartilhar trechos da maneira que foi explicada no item 4, se você clicar no pequeno menu que aparece ao lado do título de um tópico, aparecerá uma pequena caixa com as opções de se enviar uma postagem para o Facebook e o Twitter ou de se obter o link individual da discussão:

compartilhamento link

9) Acompanhando uma discussão específica: caso você não tenha marcado no seu perfil para acompanhar todos os novos posts nos debates em que participa, você pode fazer isso para um tópico específico clicando no ícone com um olho que está ao lado nome do autor de um tópico ou post (para quem está logado, é só passar o cursor nessa área que os ícones aparecem):

acompanhar

10) Denunciando um post: posts ofensivos ou com spam podem ser denunciados usando o símbolo de alerta da seqüência apresentada acima:

spam11) Selecionando um canal: você pode selecionar um dos canais para seu tópico na lista que surge na parte inferior da caixa de criação:

canal

Existem algumas outras formas de edição, menos comuns, que os confrades podem aprender a usar observando a caixa das opções de formatação.

O recurso de mensagens privadas, que possibilita a troca de mensagens entre dois confrades ou entre um grupo específico, só será implantado caso as contribuições para a manutenção atinjam um certo patamar, como está especificado na página de ajuda.