Meios ordinários e extraordinários de manter a vida

Destacado

Se vivemos, vivemos para o Senhor; se morremos, morremos para o Senhor. Quer vivamos quer morramos, pertencemos ao Senhor (Romanos XIV, 8).

Na época da terrível morte de Terry Schiavo, nos EUA, uma pergunta ganhou corpo na reflexão ética: onde se inicia o excesso terapêutico? Obviamente, tal questionamento não era novo, ele já passou pela cabeça de quase todos que se depararam com uma situação limite que atingiu um amigo ou parente, mas naquele momento, nos meios tradicionalistas católicos, a problemática se tornou fraticida, na medida em que algumas vozes influentes mostraram divergência sobre o que se entendia como moralmente correto na condução do caso citado. Uma resposta doutrinariamente precisa e, ao mesmo tempo, aberta às mudanças da técnica era necessária e, por isso, acabei conseguindo um texto do então professor de Teologia Moral do seminário da FSSPX nos EUA, o Pe. Juan Carlos Iscara, que traduzi e resumi da maneira que segue: Continuar lendo

Como a Missa Latina Tradicional suscita mais participação ativa que a Forma Ordinária

Destacado

Texto original: New liturgical movement

Por Peter Kwasniewski

****************

april_04__2010___555

Quantas vezes os apreciadores do Rito Romano clássico já ouviram a objeção: “A Missa nova é melhor que a antiga porque permite maior participação ativa dos fieis”, ou “A Missa antiga tinha de ser eventualmente reformada, porque o sacerdote era o único fazendo alguma coisa, e as pessoas eram todas espectadoras mudas”. Meu objetivo neste artigo é refutar tal alegação e demonstrar que, pelo contrário, o oposto é verdadeiro.

A reencarnação é racional? [2]

Destacado

Texto de Karlos Guedes

vidas_passadas_2Uma crença religiosa que parece não ter muitos adeptos no mundo cristianizado é o espiritismo. Entretanto, em terras tupiniquins, ela tem uma popularidade impar. Some-se ao desprezo pela moral, a falta de transcendência e de rigor dogmático. Esta heresia goza da incrível capacidade de sincretismo. Talvez nessas considerações seja possível entender a simpatia por ela aqui no Brasil.

O princípio basilar do espiritismo é o da reencarnação, ou seja, a crença de que, após a morte, a alma de um ser humano retorna ao mundo material em outro corpo. Há também a metempsicose, variação desta doutrina, que é o retorno sob a forma de outras espécies. Continuar lendo

Catecismo sobre o aborto

Destacado

bebc3aa

1. O que é o aborto?

Aborto, em sentido lato, é a morte do produto da concepção e sua expulsão do organismo materno em qualquer fase de seu desenvolvimento pré-natal.

Isto pode ocorrer por causas naturais, que não dependem da vontade humana ou interferência externa. É o chamado aborto espontâneo, que ocorrerá, nesses casos, por distúrbio do organismo materno ou por algum acidente sofrido pela mãe durante a gravidez.

Nessas próximas perguntas e respostas, porém, o termo “aborto” será sempre usado no sentido de aborto voluntário, provocado, direto, doloso. Ou seja, toda e qualquer intervenção, por meios cirúrgicos ou farmacológicos, que visa matar e expelir o produto da concepção, desde o momento em que essa se inicia até o nascimento, isto é, ao longo de toda a vida pré-natal. Continuar lendo

O silêncio salvador de Pio XII

Um interessante texto do Conde publicado no YouTube:

quotePio XII foi um dos papas mais caluniados da história. Em particular, uma certa historiografia judaica militante, tendenciosa, de matriz sionista, tenta a todo custo culpar os cristãos pelo antissemitismo e holocausto, fazendo da Igreja um espantalho do nazismo. Contudo, a tese é muito forçada. Diria que fraudulenta até, pois comete muitos anacronismos históricos, como também falseia o real posicionamento dos judeus perante os cristãos. Os judeus, no geral, sempre tiveram uma atitude de ódio ao cristianismo. Sempre que tiveram oportunidade, hostilizavam os cristãos e hostilizam até hoje. E mesmo com todos os conflitos entre cristãos e judeus, a Igreja sempre tentou agir com prudência. Protegia-os das vexações e violências. Continuar lendo

Leituras selecionadas (05/2021)

Nota

The New Carmel in Wyoming: the Monks of the Most Blessed Virgin Mary of Mount Carmel

Relato sobre a construção de um novo carmelo tradicional nos EUA.

Inmate’s Last Meal: How Kim Jong-Un Kills Political Prisoners in North Korea

Os últimos momentos dos condenados à morte na Coreia do Norte revelam uma verdade perene: um regime político afastado de Deus jamais considerará a dignidade humana como norte de suas ações.

Summorum Pontificum em risco? E agora?

Comentário do Fratres in Unum sobre a possibilidade do Papa eleito restringir a abrangência do Summorum Pontificum.

Wars and rumors of wars. Is there a “document” in the works to undermine Summorum Pontificum”?

O Pe. Z. comenta sobre os rumores de restrições às celebrações no rito romano tradicional.

Should We Fear a Threat to the Latin Mass?

A visão da FSSPX sobre possíveis restrições às celebrações no rito gregoriano:

If, as one might fear, a limitation were made to the letter of the motu proprio of Benedict XVI, it would be abusive. And since it would be directed against the common good of the Church, null in itself: there is no valid law against the common good according to the doctrine of St. Thomas. Instead, the Tridentine Mass is at the heart of the common good of the Church.

Monarchist Profile: Louis Francois Perrin de Precy

História de Louis Francois Perrin, Conde de Precy, um valoroso militar francês com lutou contra os revolucionários de 1789.

Who actually wants the New Rite? Or the current Bishop of Rome?

Quem mesmo queria o Novus Ordo ou o Papa Francisco? Perspectiva de um ex-anglicano.

New scientific article on the the risk of Covid infection at Mass

reverência COVID

A reverência, em tempos de pandemia, continua ser a melhor opção!

The Wonderful FSSP Community in Phoenix, Arizona

Reclamações sobre um padre da FSSP nos EUA levam a uma série de depoimentos positivos de seus paroquianos, revelando a postura paternal que um pároco deve ter.

The Times reports that the CCP has taken another step in trying to obliterate the Cantonese language

O partido comunista chinês, que, junto com o islamitismo, se mostra como um dos principais perigos para a Igreja neste século, agora quer forçar a unidade linguística onde ela nunca existiu.

How racist was the British Empire?

Uma análise pormenorizada dos cemitérios militares do antigo Império Britânico mostra que o enterro e comemoração dos mortos caídos em combate na I Guerra era e é muito mais complexa do que o pensamento “descolonial” consegue alcançar.

The Eastertide Collects in the Post-Vatican II Missal: A Problematic Reform (#traduzir)

Uma comparação entre as coletas do Tempo da Páscoa entre a liturgia romana tradicional e a de Paulo VI.

Instrução sobre a Música Sacra e a Sagrada Liturgia

Durante muitos anos soube da existência desse documento, e de fato já o tinha lido em inglês, mas achava que ele nunca tinha tido uma tradução em português; recentemente tomei conhecimento de uma edição da Vozes que foi digitalizada pelo Alexandria Católica e agora compartilho o arquivo com os leitores:

Lembro que esse documento é normativo para todos os que celebram no rito romano tradicional e estão em comunhão com a Santa Sé, mas ele também é levado em contra por sedevacantistas que não se atrevem a rejeitar as reformas de Pio XII, como virou modinha em certos círculos tradromânticos.