Meios ordinários e extraordinários de manter a vida

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Se vivemos, vivemos para o Senhor; se morremos, morremos para o Senhor. Quer vivamos quer morramos, pertencemos ao Senhor (Romanos XIV, 8).

Na época da terrível morte de Terry Schiavo, nos EUA, uma pergunta ganhou corpo na reflexão ética: onde se inicia o excesso terapêutico? Obviamente, tal questionamento não era novo, ele já passou pela cabeça de quase todos que se depararam com uma situação limite que atingiu um amigo ou parente, mas naquele momento, nos meios tradicionalistas católicos, a problemática se tornou fraticida, na medida em que algumas vozes influentes mostraram divergência sobre o que se entendia como moralmente correto na condução do caso citado. Uma resposta doutrinariamente precisa e, ao mesmo tempo, aberta às mudanças da técnica era necessária e, por isso, acabei conseguindo um texto do então professor de Teologia Moral do seminário da FSSPX nos EUA, o Pe. Juan Carlos Iscara, que traduzi e resumi da maneira que segue: Continuar lendo

Como a Missa Latina Tradicional suscita mais participação ativa que a Forma Ordinária

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Texto original: New liturgical movement

Por Peter Kwasniewski

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Quantas vezes os apreciadores do Rito Romano clássico já ouviram a objeção: “A Missa nova é melhor que a antiga porque permite maior participação ativa dos fieis”, ou “A Missa antiga tinha de ser eventualmente reformada, porque o sacerdote era o único fazendo alguma coisa, e as pessoas eram todas espectadoras mudas”. Meu objetivo neste artigo é refutar tal alegação e demonstrar que, pelo contrário, o oposto é verdadeiro.

A reencarnação é racional? [2]

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Texto de Karlos Guedes

vidas_passadas_2Uma crença religiosa que parece não ter muitos adeptos no mundo cristianizado é o espiritismo. Entretanto, em terras tupiniquins, ela tem uma popularidade impar. Some-se ao desprezo pela moral, a falta de transcendência e de rigor dogmático. Esta heresia goza da incrível capacidade de sincretismo. Talvez nessas considerações seja possível entender a simpatia por ela aqui no Brasil.

O princípio basilar do espiritismo é o da reencarnação, ou seja, a crença de que, após a morte, a alma de um ser humano retorna ao mundo material em outro corpo. Há também a metempsicose, variação desta doutrina, que é o retorno sob a forma de outras espécies. Continuar lendo

Catecismo sobre o aborto

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1. O que é o aborto?

Aborto, em sentido lato, é a morte do produto da concepção e sua expulsão do organismo materno em qualquer fase de seu desenvolvimento pré-natal.

Isto pode ocorrer por causas naturais, que não dependem da vontade humana ou interferência externa. É o chamado aborto espontâneo, que ocorrerá, nesses casos, por distúrbio do organismo materno ou por algum acidente sofrido pela mãe durante a gravidez.

Nessas próximas perguntas e respostas, porém, o termo “aborto” será sempre usado no sentido de aborto voluntário, provocado, direto, doloso. Ou seja, toda e qualquer intervenção, por meios cirúrgicos ou farmacológicos, que visa matar e expelir o produto da concepção, desde o momento em que essa se inicia até o nascimento, isto é, ao longo de toda a vida pré-natal. Continuar lendo

Leituras selecionadas (08/2021)

Nota

Viktor Orbán is winning his culture war

Uma análise sobre como o primeiro-ministro da Hungria está ganhando a guerra cultural contra as forças que corroem outros países ocidentais.

Uma questão de maioria

Porque uma minoria convicta (os católicos tradicionalistas) incomoda tanto a burocracia modernista

As pedras clamarão

Análise do Arcebispo Viganò sobre as causa e consequências do Motu Impróprio.

Poland Reacts to the Motu Proprio

Reação dos poloneses ao Motu Impróprio e um panorama das celebrações no rito romano tradicional nesse país.

Eu vi lobos selvagens

Relato da conversão de um ateu estoniano.

Sobre a necessidade de uma fé mais profunda

Garrigou-Lagrange reflete sobre como as sociedades tendem à morte quando se afastam do catolicismo.

A Guerra Fútil da Outra contra o Catolicismo

A incompatibilidade entre o catolicismo e a religião do Vaticano II.

Anglican bishop defects to Rome after ‘testing’ personal struggle

Mais um bispo da Igreja Anglicana inglesa decide se converter ao catolicismo (sim, isso é possível mesmo em tempos de Francisco); no caso era o bispo de uma espécie de prelazia de paróquias que não aceitam a ordenação de mulheres.

O que Bolsonaro precisa fazer para vencer a disputa com o STF e ganhar as eleições de 2022

A política da negociação contra a política da ruptura se mostra, mais uma vez no nosso país, o caminho mais viável para a estabilidade.

The West After Kabul

O Ocidente não tem mais valores para sustentar uma guerra vitoriosa.

The California recall effort and why it should matter to all Americans

Como a quarentena sem lógica e limites uniu o povo contra o governador da Califórnia, dando um prenúncio do que pode vir nas próximas eleições de cada país ocidental.

A Luxúria e seus efeitos

Aqui podemos assistir uma excelente palestra do bispo Samborn (provavelmente a seminaristas) sobre o VI Mandamento.

Com a frieza argumentativa de um tomista, sem as maluquices puritanas de muitos católicos e sem o laxismo demoníaco predominante na sociedade moderna, ele explana sobre o sentido do Mandamento Divino, as espécies dos pecados contra esse mandamento e os meios de evitar tais pecados.

Debatendo o Vaticano II

Gustavo Abadie e Joathas Bello, que conheci como um neocon no tempo do Orkut e que transitou para a tradicionalismo (mas sem aderir ao “trad-chatismo”), batem um papo sobre o Vaticano II, seja sobre ele em si, seja sobre as causas das ideias que ganharam espaço nele, e sobre suas consequências: