Meios ordinários e extraordinários de manter a vida

Destacado

Se vivemos, vivemos para o Senhor; se morremos, morremos para o Senhor. Quer vivamos quer morramos, pertencemos ao Senhor (Romanos XIV, 8).

Na época da terrível morte de Terry Schiavo, nos EUA, uma pergunta ganhou corpo na reflexão ética: onde se inicia o excesso terapêutico? Obviamente, tal questionamento não era novo, ele já passou pela cabeça de quase todos que se depararam com uma situação limite que atingiu um amigo ou parente, mas naquele momento, nos meios tradicionalistas católicos, a problemática se tornou fraticida, na medida em que algumas vozes influentes mostraram divergência sobre o que se entendia como moralmente correto na condução do caso citado. Uma resposta doutrinariamente precisa e, ao mesmo tempo, aberta às mudanças da técnica era necessária e, por isso, acabei conseguindo um texto do então professor de Teologia Moral do seminário da FSSPX nos EUA, o Pe. Juan Carlos Iscara, que traduzi e resumi da maneira que segue: Continuar lendo

Como a Missa Latina Tradicional suscita mais participação ativa que a Forma Ordinária

Destacado

Texto original: New liturgical movement

Por Peter Kwasniewski

****************

april_04__2010___555

Quantas vezes os apreciadores do Rito Romano clássico já ouviram a objeção: “A Missa nova é melhor que a antiga porque permite maior participação ativa dos fieis”, ou “A Missa antiga tinha de ser eventualmente reformada, porque o sacerdote era o único fazendo alguma coisa, e as pessoas eram todas espectadoras mudas”. Meu objetivo neste artigo é refutar tal alegação e demonstrar que, pelo contrário, o oposto é verdadeiro.

A reencarnação é racional? [2]

Destacado

Texto de Karlos Guedes

vidas_passadas_2Uma crença religiosa que parece não ter muitos adeptos no mundo cristianizado é o espiritismo. Entretanto, em terras tupiniquins, ela tem uma popularidade impar. Some-se ao desprezo pela moral, a falta de transcendência e de rigor dogmático. Esta heresia goza da incrível capacidade de sincretismo. Talvez nessas considerações seja possível entender a simpatia por ela aqui no Brasil.

O princípio basilar do espiritismo é o da reencarnação, ou seja, a crença de que, após a morte, a alma de um ser humano retorna ao mundo material em outro corpo. Há também a metempsicose, variação desta doutrina, que é o retorno sob a forma de outras espécies. Continuar lendo

Catecismo sobre o aborto

Destacado

bebc3aa

1. O que é o aborto?

Aborto, em sentido lato, é a morte do produto da concepção e sua expulsão do organismo materno em qualquer fase de seu desenvolvimento pré-natal.

Isto pode ocorrer por causas naturais, que não dependem da vontade humana ou interferência externa. É o chamado aborto espontâneo, que ocorrerá, nesses casos, por distúrbio do organismo materno ou por algum acidente sofrido pela mãe durante a gravidez.

Nessas próximas perguntas e respostas, porém, o termo “aborto” será sempre usado no sentido de aborto voluntário, provocado, direto, doloso. Ou seja, toda e qualquer intervenção, por meios cirúrgicos ou farmacológicos, que visa matar e expelir o produto da concepção, desde o momento em que essa se inicia até o nascimento, isto é, ao longo de toda a vida pré-natal. Continuar lendo

Pe. Heinrich Maier: um martir da luta contra o nazismo

A história do Pe. Heinrich Maier, uma das últimas vítimas do nazismo em Viena:

Após a guerra, a biografia dele ficou como que “escondida”, pois além de ter agido contra as ordens dos superiores, o que a tornava incômoda do ponto de vista eclesiológico, ele era monarquista, e, por pressão de Stalin, essa posição política virou um tabu na Áustria.

Alguns pontos sobre a abertura à vida

Texto do confrade Rafael Vitola Brodbeck:

Alguns pontos sobre abertura à vida:

1. Deus manda a abertura à vida. A Igreja ensina isso, pela autoridade divina.

2. Abertura à vida significa, antes de tudo, uma mentalidade: do sexo naturalmente “surgem” filhos, como da comida surge naturalmente a nutrição. E, como tudo que é natural, importa em agir de modo natural.

3. Já que é natural e ordenado por Deus, temos que confiar na Providência. Deus não nos desampara.

4. Não se trata de ter família numerosa, pois o número é o de menos, e quem comanda é Deus e a natureza. Trata-se, mais do que isso, de ser uma família generosa.

5. Na prática, abertura à vida é a recusa de qualquer método anticoncepcional. Qualquer um. Os métodos artificiais e também os naturais. Continuar lendo

O que está por trás do protestantismo?

Este vídeo nos apresenta uma conferência de Frei Tiago de São José a respeito da Páscoa Cristã e suas consequências.

De fato, aqui, ele demonstra muito claramente que, a partir do momento da Ressurreição, Jesus Cristo constitui a sua Igreja, dando autoridade para os seus Apóstolos e instituindo os sacramentos que têm a sua eficácia no Sacrifício da Cruz. Continuar lendo

Leituras selecionadas (03/2021)

Nota

A insegurança jurídica e o descrédito do Supremo

Editorial da Gazeta do Povo sobre a destruição da lava jato promovida pelo STF, que é mais um sintoma que o problema em si.

IMPORTANT! — Francis Effect: The End of the Traditional Latin Mass in St. Peter’s Basilica

A “Missa de sempre” volta às catacumbas na Basílica de São Pedro.

Why have all the Catholics gone?

Novo livro analisa o motivo da debandada de católicos da Igreja no pós-concílio nos EUA e no Reino Unido.

IMPORTANT — CDF Responsum ad Dubium: Church lacks power to bless same-sex unions; a blessing would also be illicit

Texto da negativa da Congregação da Doutrina da Fé sobre a possibilidade de bênçãos sobre uniões homoafetivas. A parte essencial é esta:

…in order to conform with the nature of sacramentals, when a blessing is invoked on particular human relationships, in addition to the right intention of those who participate, it is necessary that what is blessed be objectively and positively ordered to receive and express grace, according to the designs of God inscribed in creation, and fully revealed by Christ the Lord. Therefore, only those realities which are in themselves ordered to serve those ends are congruent with the essence of the blessing imparted by the Church.

Vatican Nixes German Plan for Same-Sex Blessings, But All I Feel is Déjà Vu

A resposta da CDF não deve entusiasmar os católicos ortodoxos, pois a prática “francisquista” é negar o erro formalmente, mas deixá-lo correr solto na base.

Lockdown in Sakju downgraded after incident involving death of prematurely born baby

O “tranca rua” sem limites gera contestação até na Coréia do Note.

concílioWhen the Mass Changed: Memories of an Altar Server in the Sixties

Memórias de um acólito da década de 1960, de pouco antes da tempestade.

Da perseguição maçónico-republicana

Um relato sobre o papel da maçonaria na perseguição à Igreja quando da triste introdução do regime republicano em Portugal.

The Four Liberalisms

Os quatro tipos de liberalismo e o uso da palavra “liberal” nos EUA.

Do Animals See Beyond the Physical?

Será que os animais veem além do que material? Penso que não, mas à luz de certos milagres eucarísticos, o relato contido nesse texto me deixa “com uma pulga atrás da orelha”.

The Icon of Holy Saturday

Comovente e interessantíssima mensagem do Papa Bento XVI em 2010, durante sua peregrinação ao Santo Sudário.

Hans Küng, Catholic Theologian With a Powerful Critique, Dies at 93

Obituário do herege Hans Küng.

Episcopal Church has Reduced the Faith and Morals to Individual Feelings and Matrices of Oppression

O abandono das verdades objetivas contidas na Revelação fez a igreja anglicana reduzir a fé a sentimentos e discurso político. Em tempos de “francisquismo” não estamos indo no mesmo caminho?

Posso fazer uma tatuagem?

Uma ótima resposta do Pe. Juan Carlos Iscara sobre essa questão que vez ou outra vem a lume nos debates na internet.