Leituras selecionadas (01/2021)

barruelTrue and False Conspiracies in History. In memory of Father Augustin Barruel (1741-1820)

Roberto de Mattei lembra o bicentenário da morte do Pe. Augustin Barruel, que fez um grande trabalho em cima dos documentos da seita inicial dos illuminati, revelando a conspiração desses revolucionários contra a Igreja, e contrasta a seriedade desse estudioso com as bobagens propagadas por quem segue as conspirações “denunciadas” pelo Q Anon.

Life Without Amazon (Well, Almost)

Uma reportagem sobre aqueles que procuram viver longe das garras da Amazon, nos EUA, valorizando a economia local e pessoalizada. Independente desse caso específico e dos motivos que movem as pessoas entrevistadas, penso que que o católico deve dar preferência a cadeias econômicas onde o contato humano e a dispersão do poder se fazem presentes, pois isso está mais de acordo com a adesão à subsidiariedade como princípio que guia a vida social.

Special Antiphons for the Baptism of the Lord

A reforma tridentina da liturgia romana aboliu uma série de antífonas próprias no Ofício do Batismo do Senhor, o que perfaz um evento inusitado. Gregory Dipipo, lança uma hipótese sobre o motivo dessa ação e nos apresenta as orações que foram retiradas.

Gab CEO Andrew Torba Speaks Exclusively to Revolver News About His Plan to Save Free Speech and America

O criador da rede Gab fala nessa entrevista sobre a perseguição dos oligarcas do Vale do Silício a todos que desafiam seus interesses e valores.

Have There Been Worse Crises Than This One? (#traduzir)

Peter Kwasniewski põe a atual crise da Igreja em perspectiva e toca num ponto que eu já tinha pensado muitos anos atrás: a de que parte do problema deriva da recepção do Vaticano I no que se refere ao poder e papel do Papa.

How Silicon Valley, in a Show of Monopolistic Force, Destroyed Parler

Glenn Geenwald mostra toda a contradição no discurso das big techs ao censurarem o Parler.

Why the troubles of this pontificate do not point to sedevacantism (#traduzir)

Peter Kwasniewski mostra porque o sedevacantismo é uma falsa solução baseada numa noção equivocada do poder papal (vejam que o texto é de 2018, ou seja, ele pensa nessa problemática pelo menos desde esse ano).

Doctor Destroys Abortion in 2 Minutes

Médico que costumava fazer abortos tardios destrói toda a mentira em torno dessa prática abjeta em dois minutos ao simplesmente descrevê-la e chamar as consciências a realidade do que está ocorrendo.

Interview with the Founder of FishEaters 

Entrevista com o criador do site Fish Eaters, um dos primeiros sites tradicionalistas, surgido no já distante ano de 1996.

Best Of This Week’s Daily Dreher

Seleção de textos do Substack de Rod Dreher, com destaque para a história da grã-duquesa Elizabete Romanov, considerada santa na Igreja Ortodoxa Russa.

Multiculturalismo é padronização, não diversidade

O multiculturalismo contraposto à diversificação orgânica das sociedades.

The Catechism Crisis

Como o Papa eleito está provocando uma crise catequética ao transformar o catecismo de João Paulo II num reflexo de sua falta de clareza e confusão doutrinária.

Cassocks, Tradition, and the Dying of the New Church of Vatican II

O ocaso da Igreja do Vaticano II representado na sucessão entre gerações de presbíteros de uma diocese italiana.

In Facebook post, JPII Institute defends Biden’s abortion record

Nova polêmica envolvendo o Instituto Teológico João Paulo II, de Roma: num post do Facebook a conta oficial da dita instituição tentou diferenciar a defesa do aborto da defesa da legalização deste, numa tentativa de limpar a barra do “presidente” americano.

Preparing Now for What the Future May Hold

Peter Kwasniewski reflete sobre o que fazer caso tenhamos num futuro um “Francisco II ou III”.

Se o Deus do islã tem algo em comum com o Deus cristão – em resposta a Carlos Alberto

Texto de Nougué, com o qual não concordo, como já desenvolvi num post, no qual ele tenta argumentar que a noção de Deus que os muçulmanos têm se afasta daquela a que pode se chegar pela razão (tem um ou outro ponto interessante nesse escrito, sobre os quais ainda vou refletir).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s