Ao pensarmos em Deus, por mais que isso facilite falar d’Ele, é necessário afastar a linguagem antropomórfica. Deus não é homem: não pensa, nem age como homem. A visão tomista de Deus pode, assim, lembrar a algumas pessoas um ser impessoal, posto que Deus é imutável, impassível, um Deus que não interage com o mundo, nem escuta nossas orações (embora conheça maximamente nossas orações, e lhes determine a causa e o efeito, contudo quando dizemos que Deus escuta nossas orações, estamos usando uma linguagem “antropomórfica”). Podemos, no entanto, provar que Deus é pessoal, ou melhor, que ele não é menos do que um ser pessoal, ou que transcende o pessoal. Se Deus fosse menos do que um ser pessoal, não poderia ser a Causa da existência de seres pessoais, pois seus efeitos seriam, em ação e dignidade, superiores a Ele. Isso não significa, contudo, que Deus seja pessoa e racional na mesma medida em que o homem é pessoa e ser racional. Significa que Ele não é menos do que isso. A inteligência e a vontade de Deus são infinitas, e, comparados com Ele, nada somos. Dessa maneira, dizer que Deus é um Ser pessoal significa que tal noção a Ele se aplica por analogia, não univocamente. A perfeição que consiste num ser pessoal Ele a possui de modo eminente.
– Rui Ribeiro Machado
5 respostas em “O que significa dizer que Deus é um ser pessoal”
Podermos então afirmar que Deus é Supra pessoal, no sentido de que ultrapassa o conceito que temos de pessoa? E que em Deus não há personalidade mas pessoalidade significando neste caso que há relações dele para com os entes mas não um jeito de ser que o faz um ente entre outros.
Sim, há quem se expresse dessa maneira, por exemplo, neste artigo: https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/anselmo-borges/amp/divindade-impessoal-e-o-deus-pessoal-1591271.html
Mesmo a filosofia hindu tem se deparado com a argumentação exposta neste artigo, aqui nas palavras de Paramahamsa Yogananda:
https://www.chavesparaasabedoria.com.br/2014/05/deus-e-pessoal-ou-impessoal.html?m=1
Deus ser pessoal significa que ele conhece a si mesmo e as outras coisas. Ele raciocina projeta, planeja e criou e isso deve-se aos pensamentos dele que somados formam ele logo ele é uma soma de atos, ora atos são impessoais. A Bíblia diz que ele é amor, ora amor é sentimento logo impessoal.
Errado. Ser pessoal significa que ele tem razão e autonomia. Deus não é soma de nada, Deus é o ato puro; Ele tem em si o poder infinito sobre todas as coisas. Quando se diz que Deus é amor se esta falando por meio de uma analogia.