Pergunta recebida de um leitor:
Quem sentará junto de Cristo, compondo o número dos Doze Apóstolos, para julgar as nações no dia do juízo final?
Em Atos dos Apóstolos está escrito que São Matias é um dos Doze, mas São Paulo é também chamado apóstolo, inclusive vemos sempre em nossas igrejas, quando pintam os apóstolos, colocam São Paulo no lugar de São Matias.
A consagrada Bíblia Haydock, que traz um amplo e tradicional comentários da Sagrada Escritura, diz o seguinte sobre Mateus XVIII, 28 (tradução minha):
“Jesus Cristo chama aqui a ressurreição geral de regeneração porque haverá então uma renovação do corpo humano e do mundo inteiro. A promessa que é feita aqui aos Apóstolos de sentar-se em tronos no Julgamento Geral, e condenar as 12 tribos de Israel, não deve ser entendida como limitada aos apóstolos, ou aos judeus. Para São Paulo (I Coríntios VI 2- 3), não somente ele, mas também muitos dos coríntios aos quais ele estava escrevendo, julgariam não apenas as 12 tribos, mas o mundo inteiro e, além disso, os próprios anjos. É opinião de muitos dos Padres, São Jerônimo, Santo Agostinho, São Gregório e outros, que todos os homens apostólicos, isto é, que renunciando aos bens desta vida aderem a Cristo em mente e afeição, e por todos os meios possíveis promovem seu reinado e a propagação de seu Evangelho, serão honrados a ponto de sentarem-se em julgamento com Ele na ressurreição geral.”
6 respostas em “São Matias ou São Paulo?”
Se a alma do católico por ocasião da morte vai para o santo céu, pra quê ressurreição? A alma já está no melhor lugar que poderia estar juntamente com a Trindade Santa (crença cristã ortodoxa) com os santos anjos e com as almas do santos então pra que o corpo? E se está no Céu santo e imaculado, na ressurreição a alma desce com sua forma corpórea pois a alma tem forma humana ou seja tem braços, pés, boca e etc. para dar forma aos corpos dos justos.
A ressurreição é necessária porque a alma humana (que não tem forma nesse sentido que você falou) anseia pelo corpo; ela foi feita para existir junto com ele, pois o homem é uma unidade de corpo e alma espiritual. Além disso, todo o ser (isto é, o homem todo) deve participar da bem aventurança ou do Inferno eterno.
Se a alma anseia pelo corpo então existe nela uma noção natural de estar incompleta então ela não deveria estar no céu mas sim em um lugar de purgação pois tem ciência de sua natureza incompleta. Se a alma não tem forma como eu escrevi como você ou alguma outro católico ou católica definira uma alma no Céu? As almas estando no céu podem ocupar um mesmo espaço?
Se o homem é a união alma-corpo então a alma somente não poderia representar o homem pois seria parte do homem e não homem completo. Pelo que eu entendi de acordo com o Cristiansimo Ortodoxo o homem quando morre, morre 50% pois o corpo morre mas a alma vive.
Lembrando que de acordo com o Cristiansimo Ortodoxo o corpo ressurreto vai morar no Céu com forma porque a alma não teria forma humana? Em Apocalipse 6:9 almas clamam ou seja usam a boca.
“Em Apocalipse 6:9 almas clamam ou seja usam a boca.”
Isso é uma metáfora, alma não tem boca.
“Lembrando que de acordo com o Cristiansimo Ortodoxo o corpo ressurreto vai morar no Céu com forma porque a alma não teria forma humana?”
Não me interessa o que os “ortodoxos” dizem, mas, de fato, nesse ponto eles estão certos, após a ressurreição contemplaremos a Deus em corpo e alma, só que isso não implica em alma ter forma humana. A alma humana é espiritual, portanto não tem forma nesse sentido que você fala.
“Se o homem é a união alma-corpo então a alma somente não poderia representar o homem pois seria parte do homem e não homem completo.”
Exato.
“Pelo que eu entendi de acordo com o Cristiansimo Ortodoxo o homem quando morre, morre 50% pois o corpo morre mas a alma vive.”
Não sei e nem quero saber o que os “ortodoxos” falam. A morte é separação da alma e do corpo, não a deterioração de uma ou do outro.
“As almas estando no céu podem ocupar um mesmo espaço?”
Não, cada alma tem sua “própria morada”.
“Se a alma não tem forma como eu escrevi como você ou alguma outro católico ou católica definira uma alma no Céu?”
O Céu é a contemplação de Deus por meio da glória. Não há motivo para se fazer outras elocubrações.
“Se a alma anseia pelo corpo então existe nela uma noção natural de estar incompleta então ela não deveria estar no céu mas sim em um lugar de purgação pois tem ciência de sua natureza incompleta.”
Uma coisa não tem relação com a outra. Natureza incompleta não implica em necessidade de purgação; o que implica em purgação são pecados veniais ou penas devidas pelos pecados perdoados.
Na verdade quando escrevi Cristianismo Ortodoxo não foi especificamente para a Igreja Católica Ortodoxa mas sim em relação a Ortodoxia cristã.
Vocês católicos tem as imagens sacras, ora as imagens representam almas dos santos então veja as sacras imagens tem formas bem definidas além de facilitar a vizualização remete as almas e as almas intercedem (doutrina católica da intercessão dos santos) logo elas tem boca. A forma das imagens sacras é mais uma evidência de que as almas tem forma.
Já que as almas não são físicas talvez elas possam passar uma por dentro da outra as vezes.
O Céu é um lugar com forma.
Se você quer se referir à ortodoxia cristã, então fale “catolicismo” para não haver confusão com os cismáticos.
Alma é o princípio que anima a matéria, no caso dos seres humanos tal princípio é espiritual, e portanto não tem boca. As imagens dos santos são representações deles enquanto encarnados. Não insista nesse erro; não aprovarei novos comentários com isso.
Almas não passam uma dentro da outra, não ficam vagando… caso estejam no Céu contemplam a Deus cada uma num grau diferente (é isso que chamamos de moradas, seguindo o ensino do Divino Mestre).
Se o Céu é um lugar com forma não sei, mas almas não têm forma.