
Não tenho nenhuma dificuldade em acreditar em milagres, até mesmo porque a existência da matéria já é, por si só, um grande milagre. Leibniz praticamente provou isto, quando formulou a pergunta: “Por que é que existe 𝑎𝑙𝑔𝑜 em vez de existir tão somente o 𝑛𝑎𝑑𝑎?” Leibniz estava coberto de razão, pois é muito mais plausível acreditar que a matéria começou a existir a partir de determinado momento do que crer que a matéria 𝑠𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒 𝑒𝑥𝑖𝑠𝑡𝑖𝑢. Ademais, a existência das moléculas pressupõe a existência do nos (νοῦς) universal, que, segundo Anaxágoras de Clazômenas, é uma espécie de pricípio cósmico inteligente, eterno e ilimitado, capaz de ordenar os elementos materiais que compõem o universo. Eis por que, como intuiu Manuel Bandeira, a vida é um milagre.
O problema é que as pessoas têm dificuldade em acreditar nisto porque creem, ingenuamente, que os milagres só ocorriam há bilhões de anos, na madrugada dos Tempos. Como se o fato miraculoso dependesse da linha temporal para acontecer…
Certa vez, perguntaram a C. S. Lewis como era possível uma virgem dar à luz uma criança, ao que Lewis respondeu, sem pestanejar: “Do mesmo modo de Deus arrancou do nada todas as estrelas”. Entendedores entenderão.
—
Imagem: Representação gráfica da Teoria do 𝑩𝒊𝒈 𝑩𝒂𝒏𝒈, a mais aceita até hoje pela comunidade científica. O primeiro a formular essa teoria cosmológica foi o 𝗣𝗮𝗱𝗿𝗲 belga Georges Lemaître.
– Bernardo Souto
Uma resposta em “A existência da matéria já é, por si só, um grande milagre”
Até onde eu sei a Teoria do Big Bang favorece a ideia que o Universo teve um início porém até onde eu sei, a ideia sobre o fim do Universo seria que o espaço vai se expandindo, expandindo, expandindo até o fim e que neste cenário teríamos frio e escuridão então de acordo com a Teoria mais aceita pela comunidade científica que é o Big-Bang dá para se ter uma ideia sobre o fim do mundo. Jesus que foi o fundador da religião católica disse que sobre o fim ninguém sabe a hora e nem o dia porém a Ciência já tem uma pista sobre isso.
Deus criar as coisas do nada significa que o Universo veio dele mesmo pois Deus não poderia ir no “nada” para criar. Se Deus existe em absoluto antes da criação isso significa que o nada “existe” em absoluto não existindo por isso a criação ex nihilo é Deus tirar de dentro dele mesmo o Universo.
O céu e o inferno bíblico tem caracteristicas humanas como trono, seres com corpos, vestes brancas e o inferno tem fogo, abismo são coisas materiais até a necessidade da ressurreição do corpo pede algo material ou seja o corpo físico.