Categorias
Bíblia Catequese

Organização dos versículos

Quando eu leio a Bíblia, não vejo muito sentido na forma como os versículos são divididos. Alguns vêm no final de frases e parágrafos, outros não. Por que a Bíblia foi escrita dessa maneira?

A Bíblia não foi escrita dessa maneira. A numeração dos versículos foi introduzida bem tardiamente, logo após a invenção da imprensa.

As primeiras cópias manuscritas da Bíblia eram escritas em grego em rolos de papiro, sem o uso de sinais de pontuação ou espaçamento. Com o passar do tempo, foi desenvolvido o “códice” ou “livro”, formado por páginas [sobrepostas] e uma lombada, tal como o conhecemos hoje; só mais tarde ainda é que veio a impressão.

Conforme os impressores trabalhavam na produção de edições da Bíblia, acharam conveniente encontrar e marcar as seções do texto colocando números ao lado das seções. Isso provou ser bastante conveniente não só para os impressores, como também para outros leitores da Bíblia.

A numeração não foi colocada com outra finalidade senão ajudar a localizar as seções do texto. Podemos dizer que era como ter as linhas de latitude e de longitude em um mapa.

Aprofundando essa organização, Stephen Langton, cardeal e arcebispo da Cantuária, por volta de 1226, dividiu os livros da Bíblia em capítulos. Os capítulos foram divididos em versículos nos anos 1500, sendo a forma usual realizada em 1551, por um impressor chamado Robert Etienne, também conhecido como Stephanus.

Fonte: Catholic Answers, This Rock Magazine, 2001; tradução livre: Carlos Martins Nabeto. 

Deixe um comentário