Lectio Divina

Certo grupo tradicionalista que atualmente vem se espalhando pelo Brasil adora propagar todo tipo prática ou conceito antigo na vida eclesial pelo mero fato de ser antigo, como se algo antigo fosse sempre um reflexo fiel da Tradição, como se em algo antigo não pudesse haver bobagens. Nisso eles se aproximam dos modernistas. Pois bem, uma das coisas que soube recentemente é que padres desse grupo ensinam que a leitura da Bíblia é sempre um ato litúrgico e, por causa disso, deve ser feita em latim. Resultado: as pessoas influenciadas por tal conversa, certamente calcada no tempo em que os católicos de certos países tinham medo da Sagrada Escritura, não se achegam mais à Palavra nas suas práticas espirituais. Um verdadeiro desserviço. Para responder a tal picuinha, chamo São João Crisóstomo (Leitura Orante – A Lectio Divina Comentada, p. 16):

Lectio DivinaAlguns de vós afirmam: “Eu não sou monge…”. Mas eis aqui vosso erro, porque pensais que a Escritura tem a ver somente com os monges, enquanto que ela é ainda mais necessária a vós, os fiéis, que estais vivendo dentro do mundo. Existe algo mais grave e pecaminoso do que não ler as Escrituras: é pensar que sua leitura seja inútil e para nada sirva (…).

Quem vive sem a Lectio Divina exercita uma prática satânica. Como se pode enfrentar a vida espiritual sem respirar a Palavra dia e noite?

Quando saíres da igreja e voltares para tua casa, volta a tomar o Livro e lê-lo novamente com tua mulher e teus filhos. Quando retornares da igreja e ires para casa, prepara duas mesas, uma com os pratos do alimento, outra com a Escritura. Que o chefe da família repita o que escutou na igreja. Que vosso lar se transforme em uma igreja.

Para mim é decepcionante que católicos tradicionalistas brasileiros fiquem ligados a ideias bobas como a do grupo que citei, querendo voltar a um tempo em que se rezava o terço na Missa, não por alguma mística especial, mas porque não se sabia mais o que fazer. Deviam, isso sim, dá uma olhada onde a resistência é mais dinâmica, como nos EUA, e constatar a riqueza das obras publicadas pela editora da FSSPX-EUA  na seção sobre a Sagrada Escritura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s