Uma proposta de Shawn Tribe:
Uma das impropriedades divulgadas pelos neoconservadores na atualidade é a de que, de algum modo, o Concílio de Trento e o Papa São Pio V, criaram um novo Missal/rito litúrgico. Isso é frequentemente usado para justificar o que aconteceu após o encerramento do Concílio Vaticano II. A realidade é outra, mas se alguém realmente deseja fazer com que ela atinja seu alvo, um bom exercício seria executar uma “Missa seca” de acordo com uma edição anterior do Missale Romanum (como esta) e gravá-la, e depois mostrá-la lado a lado com a Missa do mesmo dia tirada de uma edição do século XX.
Mostre as orações de cada uma, mostre as cerimônias de cada uma e deixe-as serem observadas lado a lado.
Se você realmente quiser ser ambicioso, adicione uma terceira janela mostrando a Missa para o mesmo dia de acordo com o rito paulino utilizando as opções mais próximas (e mesmo feitas ad orientem para que ninguém tente usar essas coisas como uma desculpa para cancelar o exercício ).
Outra variante desse tipo de projeto seria simplesmente colocar o usus antiquiior por um dia ao lado da liturgia paulina para o mesmo dia com o mesmo propósito – destacando as diferenças.
É um projeto ambicioso, mas é o tipo de coisa que poderia causar mais impressão popular do que uma centena de ensaios sobre o tema (ensaios que também são necessários, mas destinados a outro público).