Origem do Angelus

angelusA base que formou o que hoje chamamos Angelus vem de tempos imemoriais e, tem relação com a crença de que a Anunciação se deu a tarde.

Vou analisar essa prática de um ponto de vista natural.

Podemos dizer que o Angelus é a prática de comemorar o mistério da Encarnação recitando certos versículos, 3 Ave-Marias e uma prece especial quando o sino toca 6, 12 e 18 horas. Mesmo tendo uma origem obscura, é certo que os vários momentos previstos para o Angelus não se desenvolveram ao mesmo tempo.

Embora nenhuma conexão direta possa ser feita entre o Angelus vespertino e o toque de recolher que os sinos davam antigamente (hoje, o mesmo horário é a hora de sair ), considera-se que Gregório IX prescreveu tal toque para lembrar os católicos de rezar pelos cruzados. Em 1269 São Boa Ventura advertiu seus frades a exortar os fiéis a imitarem o costume franciscano de recitar 3 Ave-Marias quando o sino tocava ao entardecer. João XXII ligou uma indulgência a essa prática em 1318 e 1327.

O Angelus da manhã derivou do crescimento, no século XIV, do costume monástico de recitar 3 Ave-Marias no toque para as Primas.

O Angelus do meio-dia originou-se da devoção da Paixão, que levava ao toque de sinos ao meio-dia das sextas-feiras; também é associado a orar pela paz. A prática foi primeiro mencionada no Sínodo de Praga em 1386 e estendida a toda a semana quando Calisto III, em 1456, convidou todo o mundo a rezar pela vitória sobre os turcos.

O século XVI viu a unificação dos três costumes. Bento XIV, Leão XIII e Pio XI indulgenciaram a prática: 10 anos a cada período de recitação e uma plenária a quem recitá-lo diariamente por um mês (tocando sino ou não).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s