Pergunta recebida:
“Como explicar o que é a penitência no âmbito do sacramento da Confissão?”
A satisfação ou penitência é uma obra boa imposta pelo confessor (assistir à Missa, comungar, rezar alguns Pai Nossos, etc.) para reparar a injúria feita a Deus pelos pecados e que é modulada conforme a gravidade das faltas acusadas. Assim, o confessor tem obrigação de impor penitência grave (rezar um rosário) pelos pecados mortais, e leve (rezar um terço) pelo veniais; e o penitente, por sua vez, tem obrigação de aceitar a penitência que se lhe impuser, a menos que por impossibilidade física ou moral não possa cumprir o que lhe manda o confessor. Neste caso deve pedir-lhe outra penitência. O penitente que omitir culpavelmente uma penitência grave, pecará gravemente. Se, porém, se esquecer da penitência, deverá voltar ao confessor, se o puder fazer sem grave incômodo, caso contrário, cessará a obrigação. A penitência pode ser cumprida antes ou depois da comunhão, a não ser que o confessor determine o tempo. Adiar o cumprimento dela sem causa justa é pecado venial.
28 replies on “A penitência no sacramento da Confissão”
Se Eu esquecer de rezar a penitência que o Padre passou depois da confissão e eu posso rezar 1 dia depois?
Pode sim, se o esquecimento foi de fato esquecimento isso não invalida a penitência; o ideal é que você cumpra a penitência o mais rápido possível.
E verdade que quando nos questionamos ou temos dúvidas se cometemos blasfêmia contra o Espírito Santo e pq não cometemos?
Se você acredita em algum grau que cometeu, então provavelmente cometeu, já que esse é um pecado que não tem uma forma concreta específica. Na dúvida, sempre confesse.
Pedi ao padre pra pagar a penitência em casa, depois fui a uma igreja e ainda tentei paga-la, não sei se consegui, porque o barulho estava grande. Saí de lá e voltei pra casa tarde, comecei penitência ainda com a mente acelerada e os pensamentos intrusos, parei pra perguntar a um amigo se valia a penitência com pensamentos distratores, não consegui contato e fui jantar e fazer umas coisas, porque eram duas, quando fui ver já passava da meia-noite e fiz durante a madrugada de sábado pra domingo. Será que foi válida?
Wlad, foi sim, a resistência a distrações não procuradas aumenta seu mérito.
O padre não havia me passado uma penitência, então eu pedi uma pelo whatsapp quando cheguei em casa e ele disse: “a penitência é uma obrigação, então É NÃO DEIXAR DE IR A MISSA”. Será que ele se referiu a não perder NENHUMA missa ou apenas as de preceito? Eu já perdi algumas, estou com medo de não ter cumprido a penitência. O que eu faço? Estou impedido de comungar?
Isso não é penitência, é obrigação. Numa outra confissão fale ao padre sobre isso (agora, vê se escolhe melhor), mas você pode comungar sem problema, pois o perdão foi dado. A penitência não diz respeito ao perdão, mas às penas devidas pelos pecados já perdoados.
Eu devo fazer a penitência no mesmo dia da confissão, ou posso fazer outro dia?
Você deve fazer a penitência o mais rápido possível.
Obrigado pela resposta, tenho porém uma dúvida ainda: fiz a confissão e a penitência ontem; e sobre a penitência, eu poderia ter a feito numa determinada hora, mas resolvi deixar para outro horário. Isso seria um pecado mortal, visto que a razão do adiamento não era tão urgente?
Não teve pecado nem mortal, nem venial, pois para haver pecado você tem de saber que está no erro. Numa nova oportunidade, se isso voltar a acontecer por pura displicência, aí sim haverá pecado, e pecado mortal.
O padre mandou eu rezar e fazer duas coisas em casa no outro dia, rezei, mas uma das coisas que ele pediu não deu pra fazer pois saí e demorei chegar em casa será que tem problema fazer no outro dia mesmo sabendo que ele pediu em um dia específico.
Não tem problema, pois, pelo que você disse, você não fez por um motivo alheio a sua vontade.
O padre me deu uma penitência que é quase impossível cumprir, pois é não cometer alguns pecados, mas sei que sou fraca e algum dia posso cair. Pelo fato de não saber se conseguirei pagar a penitência, sinto-me que continuo em pecado mortal. Posso confessar novamente por este devido motivo?
Lúcia, se ele deu a absolvição você não está em pecado mortal e ponto. Isso independente do que você sente. A penitência não diz respeito ao perdão dos pecados, mas ao “pagamento da dívida pelos pecados JÁ PERDOADOS”.
Dito isso, sugiro que você procure outro padre, pois essa penitência que ele passou não é penitência.
Na próxima Confissão você fala o que ocorreu ao novo padre e ele dirá as penitência que servirão para sua nova Confissão e para a anterior.
Se eu esquecer de rezar a penitência que o Padre passou depois da confissão e no outro dia ter comungado e depois de 3 dias da confissão lembrar da penitência, a confissão é inválida?
Não, não é, pois a penitência não tem relação com a validade do sacramento, mas com o saldo da dívida dos pecados já perdoados. Na próxima Confissão você diz que não cumpriu a penitência da anterior.
O sacerdote com quem me confessava, não dá penitência. Já pedi a ele, mas não dá penitência para ninguém.
Li que não invalida, mas é imperfeita.
O que fazer, se não há outro confessor?
Silvana, informe ao seu bispo sobre isso.
Thiago, eu me confessei ontem 11h e minha penitência era um pouco comprida, e eu gosto de fazer sem pausas pra meditar melhor. Eu fiquei esperando um momento de maior silêncio pra rezar, rezei uma parte e achei q tinha rezado sem atenção, então resolvi começar de novo depois. Houveram umas três possibilidades de eu rezar antes, mas eu não rezei pq fiquei enrolando. Comecei de novo e me atrapalharam, aí deixei pra começar depois. Depois que li aqui eu descobri é pecado ficar enrolando, e vou fazer agora a penitência do começo. Eu tô me sentindo muito mal agora e com medo de comungar no domingo, mas eu não queria ofender a Deus, não sabia que era pecado adiar sem justa causa. Eu pequei? Me ajuda pfvr, tenho escrúpulo.
Lara, você tem de estudar o catecismo e colocar em prática o que estudou, ou não estará fazendo nada. Para haver pecado é necessário conhecimento de que o que se está fazendo é contra um dos mandamentos, como você não sabia, então não houve pecado. Simples assim. Pare de complicar a vida.
Eu me confessei e passei o dia fazendo minhas atividades normais porque achei que a noite seria um horário melhor para cumprir a penitência, mas esqueci parte do que o padre me falou, após procurar vi que deveria buscar o padre para cumprir a penitência, comunguei no domingo pois vi que não haveria problemas mas não consegui falar com o padre ainda, o que eu faço, me confesso novamente ou contínuo buscando encontrar com o padre para perguntar a ele por uma nova penitência ou a mesma?
Você tem de se confessar novamente e dizer que não cumpriu a penitência anterior. A penitência tem de ser cumprida o mais rápido possível.
Olá, Thiago! O padre me deu uma penitência a ser realizada no dia seguinte, mas não tenho certeza, nem lembro, se ele em algum momento especificou que deveria ser na paroquia em que havia confessado ou em qualquer oportunidade em alguma outra. Se for fazer em outra paróquia, pode haver pecado nisso? Eu teria que confessar por não ter feito na paróquia que acho que devia ter feito?
Regra geral, a penitência pode ser feita em qualquer lugar.
Eu confessei há duas semanas atrás, e um dos pecados foi o desleixo com a vida de oração, o padre me passou como penitência rezar o Rosário de segunda a quinta-feira e na sexta feira rezar a via-sacra. Porém, tenho dificuldade constante em manter consistência na vida de oração, se um dia eu rezo muito, no outro eu não tenho vontade nenhuma de rezar. Nessa semana específica da confissão, começei rezando o rosário da segunda e parei nos mistérios dolorosos, na terça não continuei, na quinta feira eu terminei os dolorosos e começei os gloriosos, e na sexta não tinha conseguido rezar, e chegando perto da 00:00 para não ir dormir sem rezar nada, rezei um terço da misericórdia. Nessa semana, consegui rezar um terço todo dia com excessão da quarta-feira. No fim não consegui até hoje rezar um rosário completo por dia, porém prentendo na próxima semana rezar corretamente a penitência, nem que seja acordando de madrugada, nesse caso, estou em pecado mortal?
Não, não está pois o não cumprimento da penitência não foi culpa sua, isto é, você tentou cumprir mas não conseguiu. Sugiro que na próxima confissão exponha isso ao padre para que ele possa lhe passar uma penitência mais gradativa.