Septuagésima e as duas cidades

Texto do confrade Karlos:

twocitiesCada vez mais eu percebo a grande verdade ensinada pelo Padre da Igreja Santo Agostinho. De fato, há duas cidades: a cidade terrestre e a cidade de Deus, pois “dois amores erigiram duas cidades, Babilônia e Jerusalém: aquela é o amor de si até ao desprezo de Deus; esta, o amor de Deus até ao desprezo de si” (Santo Agostinho, A Cidade de Deus, 2, L. XIV, XXVIII).

A Igreja propõe-nos um tempo de preparação à Quaresma, a fim de que os jejuns e as penitências não nos apanhem desprevenidos: o Tempo da Septuagésima. Assim faz a Jerusalém; assim faz a cidade de Deus; e assim devem fazer seus cidadãos.

O mundo, contudo, nos impõe as prévias, uma época de preparação para o carnaval, em que tudo se inebria e para de funcionar como deveria, às vezes até levando a prejuízo em vários graus. Assim faz a Babilônia; assim faz a cidade terrestre; e assim seus cidadãos.

Parece ser nesta época que se acirra enormemente as duas facções e depressa nos vem à mente as palavras do Senhor: “Não podeis servir a dois senhores” (Mt 6,24).

Católicos, escolhamos corretamente, pois devemos adorar o Senhor Deus, e só a Ele servir (cf. Dt 6,13).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s