Em 1911 passou a valer a reforma do Ofício Divino feita por São Pio X (Divino Afflatu – 1910), que, em especial, reorganizou a distribuição dos Salmos, quebrando com a tradição que vinha de São Bento. É esse saltério que é usado pelos sacerdotes e comunidades religiosas tradicionalistas e pelos leigos que cultivam o rito romano histórico (obviamente, existem exceções, como as comunidades que usam o Ofício Monástico).
Vale salientar que o Breviário Romano de São Pio X passou por poucas modificações até 1971 (quase sempre no calendário), quando entrou em vigor a Liturgia das Horas; e que, embora encontrasse fortes motivos para ter sido feita, essa versão do Breviário é alvo de algumas críticas nos nossos dias, que a entendem como a primeira grande intervenção papal na liturgia que talvez tenha passado do razoável.
Infelizmente, é quase impossível encontrar edições impressas do Ofício Romano, e muito menos em português; além disso, a recitação dele todo me parece inadequada para leigos. Assim, no intuito de tornar um pouco mais litúrgica as orações devocionais, apresento aos leitores o Saltério de São Pio X (base do Ofício) para quem quiser fazer a leitura e meditação dos Salmos num esquema semanal seguindo a reforma piana (é só ter a Bíblia na mão – a numeração dos Salmos é a da Vulgata):
Domingo | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado | |
Matinas (nota 1) | I. 1; 2; 3 II. 8; 9, 2-11; 9, 12-21 III. 9, 22-32; 9, 33-39; 10 | I. 13; 14;16 II. 17, 2-16; 17, 17-31; 17, 32-51 III. 19; 20; 29 | I. 34, 1-10; 34, 11-17; 34, 18-28 II. 36, 1-15; 36, 16-29; 36, 30-40 III. 37, 2-13; 37, 14-23; 38 | I. 44, 2-10; 44, 11-18; 45 II. 47; 48, 2-13; 48, 14-21 III. 49, 1-15; 49, 16-23; 50 III. (nota 2) 49, 1-6; 49, 7-15; 49, 16-23 | I. 61; 65, 1-12; 65, 13-20 II. 67, 2-11; 67, 12-24; 67, 25-36 III. 68, 2-13; 68, 14-29; 68, 30-37 | I. 77, 1-8; 77, 9-16; 77, 17-31 II. 77, 32-39; 77, 40-55; 77, 56-72 III. 78, 80, 82 | I. 104, 1-15; 104, 16-27; 104, 28-45 II. 105, 1-18; 105, 19-33; 105, 34-48 III. 106, 1-16; 106, 17-32; 106, 33-42 |
Laudes I (nota 3) | 92; 99; 62; 148 | 46; 5; 28; 116 | 95; 42; 66; 134 | 96; 64; 100; 145 | 97; 89; 35; 146 | 98; 142; 84; 147 | 149; 91; 63; 150 |
Laudes II (nota 4) | 50; 117; 62; 148 | 50; 5; 28; 116 | 50; 42; 66; 134 | 50; 64; 100; 145 | 50; 89; 35; 146 | 50; 142; 84; 147 | 50; 91; 63; 150 |
Prima | 117 (53 – nota 5); 118, 1-16; 118, 17-32 | 23; 18, 2-7; 18, 8-15 | 24, 1-7; 24, 8-14; 24, 15-22 | 25; 51; 52 | 22; 71, 1-7; 71, 8-19 | 21, 2-12; 21, 13-22; 21, 23-31 | 93, 1-11; 93, 12-23; 107 |
Terça | 118, 33-48; 118, 49-64; 118, 65-80 | 26, 1-6; 26, 7-14; 27 | 39, 2-9; 39, 10-13; 39, 14-18 | 53; 54, 2-15; 54, 16-24 | 72, 1-9; 72, 10-17; 72, 18-28 | 79, 2-8; 79, 9-20; 81 | 101, 2-12; 101, 13-23; 101, 24-29 |
Sexta | 118, 81-96; 118, 97-112; 118, 113-128 | 30, 1-9; 30, 10-19; 30, 20-25 | 40; 41, 2-6; 41, 7-12 | 55; 56; 57 | 73, 1-9; 73, 10-17; 73, 18-23 | 83, 2-18; 83, 9-13; 86 | 103, 1-12; 103, 13-23; 103, 24-35 |
Nona | 118, 129-144; 118, 145-160; 118, 161-176 | 31; 32, 1-12; 32, 13-22 | 43, 2-9; 43, 10-20; 43, 21-27 | 58, 2-11; 58, 12-18; 59 | 74; 75, 2-7; 75, 8-13 | 88, 2-19; 88, 20-38; 88, 39-53 | 108, 1-10; 108, 11-19; 108, 20-31 |
Vésperas | 109; 110; 111 112; 113 | 114; 115; 119; 120; 121 | 122; 123; 124; 125; 126 | 127; 128; 129; 130; 131 | 132; 135, 1-9; 135, 10-26; 136; 137 | 138, 1-12; 138, 13-24; 139, 140, 141 | 143, 1-8; 143, 9-15; 144, 1-7; 144, 8-13; 144, 13-21 (nota 6) |
Completas | 4; 90; 133 | 6; 7, 2-10; 7, 11-18 | 11; 12; 15 | 33, 2-11; 33, 12-23; 60 | 69; 70, 1-12; 70, 13-24 | 76, 2-13; 76, 14-21; 85 | 87; 102, 1-12; 102, 13-22 |
Notas:
1. Nas Matinas o “I, II e III” se referem ao Primeiro, Segundo e Terceiro Noturnos.
2. O III Noturno das Matinas de quarta-feira é dado em dois esquemas. “Esquema I: Nas férias durante o ano, exceto nas vigílias e Têmporas de setembro, nas férias do Natal e da Páscoa, nas vigílias do Natal e da Ascensão, e nas festas celebradas em qualquer tempo durante o ano em que o Salmo 50 não é dito nas Laudes.” “Esquema II: Nas férias do Advento, e na quarta-feira após o Domingo da Septuagésima até a Quarta-Feira Santa, inclusive, e também nas Têmporas de Setembro e nas vigílias de II e III classes do tempo pascal, em que o Salmo 50 é dito nas Laudes.” – The Roman Breviary, p. 224 e p. 227, edited by Rev. Bede Babo, O.S.B, Translations of Prayers by Prof. Dr. Christine Mohrmann, Benziger Brothers, 1964.
3. Nas Laudes, após o terceiro Salmo, existe um cântico poético retirado de outros livros do Antigo Testamento a que não fiz referência aqui, seja para facilitar o uso da tabela, seja porque ela só visa o Saltério num sentido estrito.
4. Um segundo esquema das Laudes e dado para uso “… nos dias de caráter penitencial. Assim, esse esquema é usado nos domingos da Septuagésima até o Segundo Domingo da Paixão, inclusive. Também é aplicado nos ofícios feriais do Advento e nos ofícios feriais da Septuagésima até o Segundo Domingo da Paixão; no Ofício ferial das Têmporas de setembro; no Ofício ferial das vigílias de II e III classes fora do Tempo Pascal. O Ordo sempre indicará o esquema a ser usado.” – Learning the New Breviary, p.33, by Bernard A. Hausmann, S.J., Benziger Brothers, 1961.
5. “Nos domingos da Septuagésima até o Segundo Domingo da Paixão, inclusive, na vigília e na oitava do Natal, durante o Sagrado Tríduo, nas festas de primeira classe, nos dias dentro das oitavas da Páscoa e de Pentecostes, na Prima, na Terça, na Sexta e na Nona, os salmos do domingos são ditos com as antífonas próprias do Ofício do dia, a não ser que haja uma menção especial em contrário, mas na Prima, ao invés do Salmo 117, o seguinte Salmo é dito: [Salmo 53]” – The Roman Breviary, p. 103, edited by Rev. Bede Babo, O.S.B, Translations of Prayers by Prof. Dr. Christine Mohrmann, Benziger Brothers, 1964.
6. O quarto e quinto salmos desta Hora dividem parte do versículo 13. O primeiro vai até a expressão: subsiste em todas as gerações; o segundo começa com: O Senhor é fiel (…).
OBS:
1. Citações de livros tiradas do site Defensio Fidei.
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