Categorias
Liturgia Nossa Senhora

Rubricas de 1962 no Ofício Parvo

Pergunta recebida do leitor Vinícius:

“Boa tarde! Salve Maria! Vocês tem alguma versão de 1961 ou 1962 em PDF do Ofício Parvo, que tenha imprimatur? Vasculhei a internet inteira e não achei. Queria ver com meus próprios olhos a aplicação das reformas de João XXIII no Ofício Parvo. Porque se comenta muito sobre as mudança que o Ofício teria sofrido, mas até agora não consegui achar a Edição Typica, ou uma versão autorizada da época. A Ave-Maria no início também foi abolida? As antífonas são ditas inteiras antes e depois dos salmos? Queria ver. Se puder me ajudar, agradeço.”

Vinícius, falei sobre a consequência dessas rubricas no Ofício Parvo aqui (veja a nota 5, por exemplo). Mas, para esclarecer, vou especificar alguns pontos: a Ave Maria no início não permanece e as antífonas são ditas inteiras no início e no fim (refletindo a nova classificação dos ofícios).

Uma edição atual que segue esse sistema de rubricas (que não acho o melhor, diga-se de passagem) é a da Baronius Press (você pode comprá-la via Amazon). É uma ótima edição, com anexos mais do que necessários sobre a história e espiritualidade do Ofício Parvo, para não falar da parte musical.

Deixe um comentário