Categorias
Liturgia Nossa Senhora

Uma edição extraordinária do Ofício Parvo

Os leitores fieis sabem que sempre defendi o Ofício Parvo de Nossa Senhora como a melhor opção de Ofício Divino para os leigos e mesmo para certos religiosos de vida ativa. Não é a toa que criei uma página sobre o assunto, onde reúno o material que já publiquei sobre o tema, e folgo em saber que ela serviu para muitos conhecessem essa forma de oração litúrgica que ficou enterrada após o desastre conciliar.

Infelizmente, as edições físicas a venda no Brasil pecavam por uma certa falta de esmero; o relançamento do Horas Marianas pelo Diogo do Controvérsia Católica pareceu suprir essa lacuna, mas problemas na concretização da publicação e na logística de seu envio arrefeceram essa impressão. Além disso, embora cada uma delas tenha certos recursos positivos, nenhuma apresenta um equilíbrio entre as possibilidades existentes; por exemplo, enquanto a edição do Mosteiro da Santa Cruz me parece melhor para o neófito na organização do texto, já que os ofícios I, II e III são apresentados na sua integralidade, tirando a necessidade de muitas idas e vindas no livro, a do Horas Marianas resgata as comemorações opcionais de modo único, mas peca na organização.

Por isso incentivei e participei da construção de uma nova edição, que reúne o que há de melhor nas outras, e que traz uma grande novidade (que nenhuma outra edição comercial publicada no mundo tem): a notação gregoriana necessária para o canto do Ofício Parvo. Além disso, ela segue as rubricas de São Pio X, mas em anexo tem o necessário para quem quiser rezar o ofício seguindo o esquema legado por Trento.

A nova edição está em pré-lançamento, com um bom desconto no preço. Aproveitem!

7 replies on “Uma edição extraordinária do Ofício Parvo”

O ofício parvo da editora obras católicas tem as Comemorações?

Tem 10 comemorações. É uma edição muito equilibrada, pois reúne a melhor organização do Ofício Parvo, que é em três ofícios, com a inédita notação gregoriana e um conteúdo complementar, dentro do qual estão as comemorações.

Olá, boa noite, eu adoro rezar a liturgia das horas, a liturgia diária, mas já faz algum tempo que ando a procura deste oficio. Eu gostaria de saber se tem também este livro que tanto desejava de comprar: (OFÍCIO PARVO DE NOSSA SENHORA COM PARTITURAS GREGORIANAS Capa dura – 1 janeiro 2024 Edição Português por REALEZA EDITORA (Autor); ISBN 978-6589613923 ), mas até agora ainda não consegui obter, porque estou a viver em França e não consigo obter este magnífico livro. Será que alguém me pode ajudar, por favor? Cordialmente: Rui Lopes

Boa noite, Thiago. Você saberia informar qual foi a obra usada como referência para elaboração da presente edição. Pela imagem divulgada, a tradução não é a da Vozes. Também tenho interesse em saber de qual livro foi tirada a partitura gregoriana, bem como qual edição do saltério foi usada. Pelo pouco que vi, a edição da Realeza realmente ficou excelente. Contudo, resta a tríplice dúvida sobre a fonte do texto latino, tradução e notação gregoriana. Muito obrigado, e parabéns pelo site.

A referência foi a da Vozes sim, tanto no texto normal quanto no dos Salmos, cotejada com outras edições em certas partes e correções ortográficas pontuais. As partituras foram frutos de pesquisa no Liber Usualis, Antiphonale, Graduale e Nocturnale Romanum.

Deixe um comentário