Publico agora uma coletânea de orações e práticas piedosas compiladas pelo confrade Silas. Antes, a apresentação desse pequeno trabalho feita pelo seu autor:
Compartilho com vocês uma coletânea de orações e pequenos ritos, que arranjei numa certa sequência, que tento praticar antes, durante e após a Missa. É mais fácil fazê-los numa Missa Tridentina, por causa dos tempos que o Padre passa rezando em voz submissa.
Isso tem me ajudado bastante, pois me impulsiona a aproveitar melhor o tempo que tenho ao chegar cedo na paróquia, venerando o crucifixo, as imagens, passando pelas estações da Cruz; me põe em contato com trechos de ritos latinos extintos e de ritos romanos em desuso que considero valiosos, bem como alguns ótimos trechos da Escritura, pois todos eles me fazem tirar mais proveito de cada parte da Missa e, se for o caso, da Confissão também.
Alguns desses pequenos ritos não são facilmente realizados nas paróquias a que vou, pelo menos. É o caso do acender velas e lamparinas. Outros, como o tirar os sapatos, podem distrair os outros, então prefiro não fazê-los durante a Missa.
Em cada trecho da Escritura e alguns pequenos ritos, pus a passagem correspondente.
Pode ser que seja útil a vocês. Para mim tem sido bastante.
4 respostas em “Orações ao entrar na igreja”
Thiago, de onde vc retirou a oração ao molhar os dedos na água benta? Estou precisando da fonte dela.
Vou perguntar ao autor da compilação e te digo até domingo.
Paulo, a fonte desta oração é o Cerimonial Monástico da Congregação de São Bento de Portugal:
https://books.google.com.br/books?id=ld1ygCbt5ksC&pg=PA38&lpg=PA38&dq=%22aqua+benedicta+sit+mihi+salus+et+vita%22&source=bl&ots=XjxzjZ223R&sig=1bRkPq4eaiDEo-qOYgonl5Yu7gk&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwje67HwmdLSAhUKiZAKHQ7kAh8Q6AEIMjAD#v=onepage&q=%22aqua%20benedicta%20sit%20mihi%20salus%20et%20vita%22&f=false
Ok, obrigado!