Vésperas e Completas de Natal do Ofício Parvo

Vésperas e Completas cantadas do III Ofício (o do Tempo do Natal) do Ofício Parvo, cantadas pelos frades concepcionistas tradicionalistas do Ceará (como eles duplicam as antífonas, acredito que usem as rubricas de João XXIII):

Para saber mais sobre o Ofício Parvo visite esta página.

5 respostas em “Vésperas e Completas de Natal do Ofício Parvo

  1. Thiago, não entendi quando você disse sobre duplicação das antífonas. Seria de eles recitarem a antífona no início e no final de cada salmo? Se sim, isso é próprio no ofício das horas maiores (Matinas, Laudes e Vésperas).

  2. Sim, é isso mesmo, é a recitação da antífona antes e depois. Temos aí uma novidade. O Ofício Parvo, seguindo o modelo daquilo que no Breviário Romano se chamava Ofício “simplex”, antes de cada Salmo anunciava a antífona e só após ele ela era lida ou cantada totalmente. Isso é mais um dado que aponta a antiguidade do Ofício Parvo, pois de início era assim que se fazia e só com o passar do tempo, quando se quis dar destaque a certas festas é que se passou a duplicar (“duplex”, “semiduplex”) as antífonas. As edições que temos digitalizadas refletem isso; dê uma olhada.

  3. Na verdade não mudou nada. Continua-se recitando as antífonas antes e depois de cada um dos salmos nas horas maiores.

  4. Pois eu só vejo isso na edição da Baronius. Em todas as outra apenas se anuncia a antífona e ela é recitada toda depois.

  5. No começo eu apanhei um pouco pra esse anúncio da antífona. Ficava pensando que era um texto conhecido que se deveria saber de cor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s