Não sou a favor da pena de morte para o Brasil de hoje, mas a validade dela como possibilidade abstrata é algo que não pode ser negado por um católico. Daí o mal estar gerado pela recente modificação que o Papa Francisco fez no catecismo de João Paulo II; modificação que tem valor zero. Assim, nesse ambiente de argumentos “nutela” que se instalou no seio da Igreja, nada melhor do que reler a obra de um douto sacerdote que defende a pena capital em concreto, mas que, no meio da argumentação, circunstancial por natureza, apresenta os princípios perenes em torno do tema:
Categorias
2 respostas em “Pe. Emílio Silva – Pena de Morte Já!”
Faz-se necessário ler um artigo publicado na Revista Eletrônica de Filosofia da Faculdade Católica de Pouso Alegre do Raphael Douglas M. Tenório Filho, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco, que trata de apresentar sucintamente a posição polêmica do pensador brasileiro Monsenhor Emilio Silva acerca da pena capital:
Clique para acessar o monsenhor_emilio_silva_e_os_modernos_pena_de_morte.pdf
Bem, o artigo certamente tem o mérito de comparar a posição do Mons. Emílio com a de três pensadores fulcrais para a modernidade, mas eu não vejo nada de polêmica nela, já que só repete o ensino clássico, e nem a considero defensora de algum “morticínio”.